quinta-feira, 4 de junho de 2009

Falta de Cultura


Oi gente , bom sei que estou bastante ausente, mas as vezes estou aqui, para divulgar ou para palpitar dos eventos alheios.
Bom ontem grande parte da sociedade mineira e convidados investidores no setor de shopping estava reunido em um coquetel, de lançamento da expansão de um shopping .

O evento estava muito bom , mas sinceramente as pessoas realmente não sabem se comportar , para um evento mais formal. Quando eu recebo uma convite dizendo RSVP , convite individual e intransferível , traje passeio, eu entendo que tenho que confirmar minha presença, que não posso passar meu convite para outra pessoa, que as roupas que vou vestir são mais selecionadas.
Encontramos mulheres de calça social e um casaco, que estava bem frio, encontramos mulheres de estola e por favor tinha até mulher de jeans . Meu Deus e os homens era uma mistura de calça de terno com camisa, casacos de couro, terno completo e pode até parecer loucura da minha parte, mas juro tinha homens de calça jeans e moleton, isso mesmo moleton.

Enquanto o evento tinha como mestre de cerimonias Tadeu Schimt ( com a bola cheia) e Rosana Jatobá ( de longo), a gerente de Marketing do Shopping de longo e babados, ela recebia os comprimentos da turma do jeans , tênis e moleton.

Poderíamos dizer assim coitados, nunca foram em um evento desses, claro que não todos ali no mínimo bem nascidos e frequentadores diretos de rodas de negócios e eventos sociais.
Fica aqui algumas dicas para vocês que foram convidados para algum evento e tem dúvidas do que vai vestir .

Segundo Claudia Matarazzo independente da festa, é preciso saber interpretar corretamente os dizeres de um convite, para evitar constrangimentos.
· Traje Esporte - para os homens significa sem gravata. É claro que vai depender do caso a opção de caprichar, dispensando a gravata mas não o blazer e camisa. Evidentemente em um evento onde tenha sido especificado por escrito " traje esporte", é preciso levar em conta que é esportivo sim, mas não a ponto de se usar o bom e velho tênis e uma calça jeans desbotada. Assim, um dock sider, ou mocassim pode cair melhor.

· Para as mulheres: tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas… Ou até mesmo um pretinho mais caprichado com uma bijuteria descolada. Use o bom senso.

· Traje Passeio - é o antigo ténue de ville. O traje passeio é normalmente indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais. Traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de "esporte fino". Isto não existe. Pra que inventar? Não existe "esporte grosso"...

· Na prática significa, para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas enfim: é a gravata em sua versão informal.

· Para as mulheres: pantalonas, vestidos ou tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

· Passeio Completo - para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas.
· As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião·

. À Rigor (ou Black Tie) - Para os homens não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Sem tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata…

· Para mulheres, ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Podem até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões.

· Em tempo: se no convite estiver escrito "habillée", leia black tie.

. Gala - Para os homens, casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas).

. Para as mulheres vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário