terça-feira, 16 de junho de 2009

ALGUMA COISA FM



Gente hoje eu vou falar um pouquinho sobre radio, isso mesmo radio, nesse caso as frequências de uma FM.
Gente é uma loucura a rotina de uma radio, departamento de promoção, ouvintes, eventos, marketing, produtor artístico, locução e muito mais.

Quando você está em casa ouvindo uma música, o locutor falando não imagina como é o bastidor de tudo isso, bem que podia ser um computador, uma frequência e pronto vocês estariam ouvindo os sucessos do momento.
Que nada tem todo um trabalho dedicado aos ouvintes, é programar as promoções, receber os brindes dos artistas, marcar entrevista a distância, colocar as promoções no ar, produzir os eventos e o mais complicado escolher e filtrar as melhores musicas do mercado.

Mas sabe o que é mais gratificante quando um ouvinte lhe diz que sempre está com você o dia todo, nessa geração MP3, MP4, Ipod e assim vai, a radio ganha força a cada dia.

Hoje os locutores entram em sua casa como um amigo, fala o que você quer ouvir e também te escuta. Não é um simples trabalho de anunciar a música e pronto, os mesmos tem que estudar sobre os artistas e também tem que estar ligado 24 horas nas noticias.

Alguns programas são gravados, geralmente os das madrugadas, não são ao vivo, e hoje em dia além de escutar a radio convencional mente, temos a mesma coisa on-line, então posso estar no Japão e escutar uma radio no Brasil e tecnologia a favor de todos.

Assim que comecei a viver a rotina de uma radio, (para os que não sabem sou produtora de evento de uma radio e de uma televisão) fiquei encantada quando um ouvinte vinha conhecer nossas instalações, sabe criança vendo uma mesa de doce era igualzinho os olhos brilhando. A satisfação de ganhar um CD, o que para alguns não significa nada para outros significa muito, somente o fato de ganhar um CD e um boné é uma satisfação.

Aí com o tempo fui acostumando com todos, com aquelas vozes que antes eu só escutava no carro ou em casa, agora conheço um por um e também aprendo com eles. Sabe minha maior surpresa o dia em que conheci o locutor de uma radio 100% sertaneja, acredita que o cidadão tinha um cabelo de rasta todo alternativo, levei um susto.

No mais para quem nunca foi visitar uma radio não tem nada de diferente, temos os studios e as outras salas são igual a qualquer escritório mesmo, lógico que as vezes esbarramos no corredor com um Zezé de Camargo e Luciano, no cafezinho com a Cláudia Leite, dia desses tinha o Nx0 trancando em uma sala , porque 50 meninas tinha conseguido passar pela segurança e não deixava os meninos irem embora.

Bom relatei para alguns curiosos como é conviver, nesse mundo mágico para alguns e no mundo doido para outros, porque em radio , TV ou eventos não temos sábado, domingo, feriado ....

Um comentário:

  1. Oi, Karol

    Olhei na relação das palavras-chave e acho q vc ainda não postou nada sobre o musical Tom & Vinicius, em cartaz aqui no Rio. É maravilhoso, além de ser uma "aula" sobre a época da bossa nova. Muito leve, divertido e emocionante. Vc já assistiu?
    Desculpa o comentário nada a ver com os bastidores do rádio =]
    Um beijo pra você

    ResponderExcluir