quinta-feira, 18 de junho de 2009

DIA DO MÍDIA


Bom começa essa semana as comemorações pelo dia do Mídia , que é na verdade é dia 21.06, canais de televisão e mídias em geral estão organizando, coquetéis, feijoadas, almoços, boteco e muito mais para comemorar com seus grandes parceiros os mídias.

"Mídia" significa "informação"; significa que "o meio é a mensagem", como bem definiu na década de 1960 o teórico da comunicação canadense, Marshall McLuhan. Mídia é, pois, todo e qualquer meio que sirva de transporte para transmitir sinais de mensagens, começando pela voz, passando pelos aparelhos de comunicação e finalizando com a camiseta serigrafada.

Segundo o código de ética criado por meio das Nações Unidas :

1.É responsabilidade moral da mídia disseminar informações em cada aspecto da realidade em que nós vivemos.

2. A mídia deve disseminar a informação com respeito e consideração pelo público.

3. A informação deve ser organizada, distribuindo o "peso" dos diferentes setores, para respeitar o direito ao conhecimento de importantes grupos sociais.

4. A informação deve refletir a realidade com uma variedade de conteúdo e notícias que espelhem os componentes da real situação, à medida que seja definida.

5. A informação deve procurar, sempre que possível, as causas dos eventos que influenciam o comportamento dos seres humanos.

6. A mídia tem o privilégio e a tarefa de reportar os eventos relatados no contexto de sua relação com os princípios da responsabilidade e da busca pelo bem comum.

7. É privilégio, tarefa e responsabilidade da mídia fazer o seu melhor para enfatizar as conexões entre os eventos mundiais mais significativos.


Dia da Mídia


O papel da mídia é de fundamental importância na história da humanidade; por isso, deve ser baseado exclusivamente no bem-estar comum, nutrindo a solidariedade, apontando soluções quando possível, criticando quando necessário, mas sempre mantendo a ética profissional.


Bom na proxima semana encontraremos em alguns eventos e vamos comemorar o Dia do Mídia !!!


Fonte> Paulinas online

Nenhum comentário:

Postar um comentário