quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Reveillon e suas particularidades


Comece o Ano Novo com o pé direito! Fim de ano! Hora de iniciar os preparativos para os próximos doze meses. Com o mês de dezembro indo embora, muitas pessoas começam a imaginar o que farão no intuito de atraír bons fluídos para o Ano Novo.



Pensando nisso, preparamos umas dicas para vocês. Aproveitem essa boa energia para começar 2009 com o pé direito. Lembrando sempre que o importante é manter os bons pensamentos, não só nesta época, mas em todos os dias.



AS CORES



AMARELO: é riqueza, ou seja, grana, bufunfa, dinheiro

VERDE: é saúde (mas há controvérsias, dizem que é esperança... questiono: quem diabos deseja ter esperança no próximo ano? fico com saúde mermo);

ROSA: é amor daqueles bonitinhos de novela;

VERMELHO: é paixão, desejo, fogo, woohoo

BRANCO: é paz, pureza, sinceridade e verdade, além de elevar as vibrações trazer energia positiva

PRETO: é tipo um escudo que bloqueia tudo de bom e de ruim.



COMIDAS



Romã - Se o que você quer é atrair dinheiro, a romã não pode faltar na ceia. Porém, não esqueça as regras: chupe todas as sementes na noite do Réveillon embrulhe todas em um papel, e guarde o pacote na carteira durante o ano todo.



Lentilha - por ser um alimento que cresce, se recomenda consumí-las para se favorecer o crescimento pessoal.



Uva - Separe 3 uvas, faça um pedido para cada um delas e as coma à meia-noite, assim, seu pedido será ouvido.



Uva - No dia 31 de dezembro, à meia-noite em ponto, coma 12 uvas. Ao comer cada uma delas, mentalize saúde, paz, amor, união e prosperidade, para você e sua família. Cada uva representa um mês do ano. Desta forma você estará mentalizando todas estas coisas positivas para o ano todo. Depois, guarde os caroços onde achar melhor.



AMOR



Para ter sorte no amor, quando der meia-noite, cumprimente uma pessoa do sexo oposto. Mas tem que ser antes de qualquer outra pessoa!



Dizem também que se você usar a aliança de alguém quando der meia-noite vai lhe dar sorte no amor.
CURIOSIDADES


Se comunidades antigas jogavam fora roupas e objetos visando eliminar o que estava “envelhecido”, ou banhavam-se no rio ou mar para acolher o novo tempo, hoje há rituais como o de subir em cadeiras na Dinamarca, limpar a casa para espantar maus espíritos entre os chineses ou usar rolhas de champanhe com moedas como amuleto na Inglaterra. Na Irlanda costuma-se oferecer um pote de arroz doce aos gnomos, enquanto na Turquia pedras de sal grosso são guardadas em sacos com turquesas para proteger as pessoas.


Entre as tradições mais difundidas, há o costume de soltar fogos de artifício e fazer barulho ou tocar música à meia-noite, sempre visando afugentar o mal. Nos Estados Unidos, o mais famoso Réveillon ocorre em Nova York, na Time Square, onde o povo se encontra para dançar, correr e gritar, enquanto na contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exatamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos. De outro lado, no Brasil, grande parte da tradição consiste em usar branco e jogar flores para Iemanjá, rainha do mar no Candomblé.


Portugal e Espanha. No primeiro, uma das tradições é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do ano. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, come-se uma mistura feita com as sobras das ceias, chamada “Roupa Velha”, em que o ingrediente principal é o bacalhau cozido. Mais festeira é a tradição espanhola: são dez dias, entre 28 de dezembro, dia dos Santos Inocentes, até 5 de janeiro, da chegada dos Reis Magos, em que as cidades são tomadas por cavalgadas de reis, além das famílias cozinharem a rosca de reis, uma espécie de bolo doce, com figuras e brinquedos para as crianças. A passagem do ano em Madrid é também um evento de grandes proporções, em que os cidadãos vão à Puerta Del Sol ouvir as badaladas do relógio e fazer pedidos para o novo ciclo.


O Novo Ano Chinês é comemorado entre 15 de janeiro e fevereiro de acordo com a primeira lua nova depois do início do inverno. Os mulçumanos têm seu próprio calendário que se chama “Hégira”, iniciado no ano 632 d.C. do nosso calendário, e a passagem do ano novo ocorre em 6 de junho, quando o mensageiro Mohammad fez a sua peregrinação de despedida à Meca. Já o ano novo judaico, chamado “Rosh Hashanah”, é uma festa móvel no mês de Setembro, regada a receitas tradicionais como o “Chalah”, uma espécie de pão, e muito peixe, porque este nada sempre para frente.


Multiplicam-se as tradições e simpatias na noite de 31 de dezembro, como a crença de comer porco e não aves, que podem trazer azar pelo fato de ciscarem para trás, induzindo quem comeu a regredir na vida. Para um ano melhor, à meia-noite é comum as pessoas pularem com um pé só (direito), passar a virada com dinheiro no bolso, dar três pulinhos com a taça de champanhe na mão e jogar tudo para trás para eliminar o que passou de ruim ou cumprimentar primeiro alguém do sexo oposto para trazer sorte no amor.


A sorte no amor passa por crenças como a de usar peças íntimas novas na noite da virada e pela simbologia das cores, que além da tradicional cor branca nas roupas representando a paz e a luz, inclui: azul para a calma e tranqüilidade, amarelo para a riqueza, vermelho para a paixão, rosa para o amor, verde para a esperança e auto-afirmação e violeta para o equilíbrio das emoções.



Naverdade o bom é você estar com quem você gosta, familia, amigos, namorado, namorada e estar com pensamento positivo, faça um agradecimento e que venha 2009 !!!


FELIZ ANO NOVO! (Português)

Bonne année! ( Francês)

Happy new year!(Inglês)

Счастливого Нового Года! (Russo)

¡Feliz año nuevo! (Espanhol)

新年快乐!(Chinês)

新年でおめでとうございます (Japonês)

Ein gutes neues Jahr! (Alemão)

Szczęśliwego Nowego Roku! (Polonês)

Boldog új évet! ( Húngaro)

Gelukkig nieuwjaar! ( Holandês)

La Mulţi Ani! ( Romeno)

İyi seneler / Yeni yılınız kutlu olsun! (Turco)

Gott Nytt År! (Sueco)

Buon anno! (Italiano)

Onnellista uutta vuotta! (Finlandês)

שנה טובה! ( Hebraico)

Godt nytt år! ( Norueguês)

Štastný nový rok (Eslovaco)

Sretna Nova godina! (Croata)

عام جديد سعيد ! ( Àrabe)

Ευτυχισμένος ο καινούργιος χρόνος ( Grego)

Šťastný nový rok! (Tcheco)

Godt nytår! (Dinamarquês)

Feliĉan novjaron! ( Esperanto)

Srečno novo leto! ( Esloveno)

Feliç Any Nou! (CAtalão)

Gëzuar vitin e ri! (Albanês)

Srećna Nova Godina! (Sérvio)

Bliain úr faoi shéan is faoi mhaise duit duit ! (Irlandês)

uut aastat! ( Estoiano)

สุขสันต์วันปีใหม่ (Tailandês)

نايا سال مبارک هو (Urdu)

Щастлива Нова година! (Bulgaro)

Gleðilegt nýtt ár! (Islandês)

Gelukkige nuwe jaar! (Africaner)

Gott nýggjár! (Feroês)

سال نو مبارک! ( Persa)

Среќна Нова Година! (Mecedônio)

Sretna Nova godina! (Bôsnio)

Tezze iliniz yahsi olsun (Azeri)

Laimīgu Jauno Gadu! (Letônio)

З Новим Роком (Ucraniano)

Selamat Tahun Baru (Malaio)

新年でおめでとうございます (Bengali)

Manigong bagong taon! (Tagalo)

Bloavez mad !(Bretão)

Folle lok en seine! (Frisão)

Um comentário:

  1. Karol foi muito bom tê-la conhecido ainda em 2008!!!
    Que 2009 seja absurdamente maravilhoso!!!
    Saúde, paz, amor e sucesso!!!
    Beijos do Fê!

    ResponderExcluir