domingo, 23 de janeiro de 2011

Escalpelamento

Sem nada pra fazer fui dar uma corrida nos canais de televisão e me deparei com uma historia muito triste: As Mulheres do Escalpelamento , você deve estar perguntando o que é isso. O Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo (é como os índio norte-americanos) chamavam o couro cabeludo arrancado ainda com os cabelos) humano, de diversas formas, inclusive por motores dos barcos, é um problema muito recorrente na Amazônia brasileira.
Gente é muito serio isso as mulheres vão andar de barco, trabalhar e o acidente ocorre quando as vítimas, ao se aproximarem do motor por acaso, tem seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo. A forte rotação ininterrupta do motor ao enrolar os cabelos em torno do eixo, arranca inexoravelmente todo ou parte do escalpo da vítima, inclusive orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte.
Meninas mulheres todas perdendo a vontade de viver, pode ser a mulher mais humilde ou a mais rica que a grande vaidade é o cabelo, parece que da força, imagina o desespero dessas vitimas.O tratamento é doloroso e dura mais de dez anos. A primeira etapa é repor a pele do crânio com enxertos retirados das pernas. Quando o acidente não é tão grave, há uma possibilidade de se recuperar o couro cabeludo. Os médicos recorrem ao expansor, uma espécie de bolsa, que é colocada por baixo da pele do paciente. Toda semana, a prótese recebe soro fisiológico e vai enchendo. O objetivo é esticar a pele e aumentar o couro cabeludo.
É muito triste acredito que os barqueiros devem se preocupar mais, ter mais preparo no próprio barco para evitar os acidentes. No dia 14 de Janeiro de 2010, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei 12199/2010 que institui o dia 28 de agosto sendo o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário