segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

POSSE

Uma série de shows abre as festividades de posse do presidente eleito dos EUA, Barack Obama. O monumento Lincoln Memorial em Washington recebeu o concerto de boas vindas, com os sucessos de U2, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Beyoncé, Usher, Sheryl Crow, entre outros músicos e bandas. "We Are One: The Obama Inaugural Celebration at the Lincoln Memorial" foi o primeiro dos eventos oficiais promovidos pelo Comitê da Posse Presidencial.

Muitas performances emblemáticas na história norte-americana ocorreram no Lincoln Memorial, desde um evento num domingo de Páscoa de 1939 até o discurso "Eu tenho um sonho", de Martin Luther King, um quarto de século depois.


Na manhã deste domingo, Obama participou de um cerimonial no Cemitério Nacional de Arlington juntamente com Joe Biden. Depositando flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, na Vírginia.


Na terça-feira (20), dia da posse, são aguardadas 2 milhões de pessoas. Aqueles que não conseguiram comprar os ingressos para a cerimônia de posse terão acesso gratuito nos cerca de 3 quilômetros entre o Capitólio e o Lincoln Memorial, pela primeira vez na história presidencial norte-americana.


Barack Obama pediu união ao povo americano no combate à crise econômica. "Precisamos estar unidos para enfrentar a crise que nos afeta", disse. "Não vou fingir acreditar que será fácil resolver os desafios econômicos. Isso levará mais de um mês, mais de um ano; levará muitos anos", ressaltou à multidão.


"Diferenças de raças, ideologia, religião e sexualidade devem ser deixadas de lado", disse o presidente eleito. "Democratas ou republicanos, temos de trabalhar juntos", destacou. Obama fez referência a três importantes líderes da história dos EUA: Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt e George Washington.







Uma nação espera que a mudança seja radical, mas como sabemos isso vai ser um trabalho construído dia após dia, lógico que as mudanças começaram já elegemos o primeiro presidente negro dos Estado Unidos.



Foto oficial de Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos. Tirada por Pete Souza


Foto: Lincoln Memorial ( divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário