quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Perigos da NET


Hoje quando acordei liguei a TV e a Ana Maria Braga (Mais Você) estava falando de um assunto que as vezes não damos muita importância, mas é realmente perigoso. Os chamados crimes virtuais a cada dia vai aumentando, onde todos acham que Internet é uma terra sem lei a "brincadeira" não bem assim não.


No programa mostrou um casa de uma mulher que tirou fotos intimas com namorado e assim que o relacionamento terminou o canalha enviou as fotos para todo mundo. Levantamento realizado por especialistas em Direito da Internet mostra que atualmente existem mais de 17 mil decisões judiciais envolvendo problemas virtuais; em 2002 eram apenas 400.


Diariamente, o Judiciário vem coibindo a sensação de impunidade que reina no ambiente virtual e combatendo a criminalidade cibernética com a aplicação do Código Penal, do Código Civil e de legislações específicas como a Lei n. 9.296 – que trata das interceptações de comunicação em sistemas de telefonia, informática e telemática – e a Lei n. 9.609 – que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador.


Mas não só crimes como publicar uma imagem proibida , mas como vendas de imóveis, carros , crimes de pedofilia tudo pode acontecer. Em uma matéria publicada na Folha de São Paulo diz que o crescimento desde 2004 é enorme cerca de 6.513% Segundo o delegado José Mariano de Araújo Filho, da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), os números se referem às queixas feitas por administradores de redes, mas o total de fraudes pode ser bem maior.


Então gente acho que sempre é bom ficar atento , tomar o máximo possível de cuidado nos sites de relacionamento nunca colocar contatos como telefone, endereço. Outra dica também são as comunidades com nomes de colégio, empresa que trabalha, lugares que frequentam isso é um prato cheio para golpes de sequestro ou até mesmo sequestro.
E os pais também sempre ficar atento com salas de bate papo e sites de relacionamentos tem muito mal carater tentando enganar crianças e adolescentes. Minha opinião é que crianças não tem que ter muito acesso a Internet, crianças tem que ser criança, por qual motivo você vai deixar seu filho ler um e-book se é bem mais divertido um livro real.

Mulheres não tira foto nos seus momentos mais íntimos, pode até ser um fetiche mas nunca sabemos o que pode acontecer.

Fica minha dica e parabéns a todos que sempre estão abordando temas como Crimes Virtuais.

4 comentários:

  1. Karol, parabéns pelo texto! Muito bem explicado e com uma linguagem acessível a todos! Acredito que aqui em Uberlândia as pessoas ainda não têm se conscientizado tanto quanto aos problemas que o mau uso da internet pode causar.
    Algumas pessoas ainda têm a visão de que a internet é "terra de ninguém", mas a verdade não é esta.
    Podemos descobrir quem foi o usuário que praticou o ato ilícito, além disso, os provedores e as empresas que utilizam a internet para todos os tipos de relações comerciais, pessoais, etc. estão sendo cada vez mais responsabilizadas e condenadas ao pagamento de indenizações e multas com valores altos!
    Algumas ações já estão sendo realizadas no sentido de incluir estas informações e cuidados nas escolas, mediante distribuição de cartilhas, etc, porém, talvez, se as pessoas reclamassem mais, buscassem seus direitos no Poder Judiciário, as empresas teriam mais controle referente aos acessos à internet e os usuários pensariam duas vezes antes de cometer alguma infração.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Natália sempre tento abordar varios assuntos aqui no Bla Bla Bla e de forma facil para todos entenderem . que bom que gostou. E quando quiser sugerir algum assunto sempre é bem vindo .

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muiito Boom Adorei mais podia ter mais informaçoes .. Liindu *-*

    ResponderExcluir
  4. Gostei d+ do post!!! Infelizmente tem acontecido cada barraco na net, que, misericódia!!!
    Seguindo, flor...
    Te espero no
    www.misslude.blogspot.com
    M siga tb. Bjos e que Jesus continue te abençoando seus posts continuem com essa qualidade!

    ResponderExcluir