terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bienal Internacional do Livro


Mesmo os que não são apaixonados pela leitura deveria conferir as grandes novidades na 21ª Edição da Bienal Internacional do Livro em São Paulo, começou dia 13-08 e Serão 10 dias de uma grande festa cultural na maior cidade do país, que desta vez terá uma programação ainda mais variada e diversificada para todos os gostos e idades. Este ano, os homenageados serão Monteiro Lobato e Clarice Lispector.

A 21ª edição do evento que começou em 1951, com uma pequena feira na Praça da República e passou a categoria de evento internacional em 1970, este ano receberá cerca de 200 convidados e terá uma programação cultural com mais de 11 mil horas.


O paraiso da leitura acontece no Pavilhão de Exposição do Anhembi, , que será dividido em áreas temáticas para orientar melhor os 700 mil visitantes esperados para esta edição. O Salão de Ideias promoverá mesas de debates entre escritores nacionais e estrangeiros. O Palco Literário, coordenado por Walcyr Carrasco, trará personalidades da TV e do teatro para realizar leituras sobre sues textos preferidos de obras que influenciaram suas interpretações na vida artística. Dentre os mais famosos, estão confirmados Paulo Goulart, Regina Duarte, Nivea Stelmann e Zeca Camargo.

Um outro espaço será o "Cozinhando com Palavras" onde os visitantes poderão acompanhar mesas-redondas e workshops sobre gastronomia, que contará com chefs e profissionais do setor. Objetivo é identificar relações entre a gastronomia, a cultura e a literatura. Já o Território Livre se propõe jovens e adolescentes na escolha da futura carreira profissional através da experiência de cerca de 45 profissionais de diversas áreas do universo estudantil. Dentre eles, os jovens irão conversar com nomes como Caco Barcellos, Serginho Groisman, Glória Kalil e Hélio de la Peña.

No espaço Monteiro Lobato, os visitantes poderão ter acesso à exposição que traz um acervo de um dos maiores escritores brasileiros de século XX. Toda a história, a cronologia e a obra do autor do "Sítio do Pica Pau Amarelo". Lobato, que será tema de várias atividades no decorrer da feira.

O visitante adulto ainda encontrará o Espaço Professor (voltado para professores e educadores) e o Espaço Lusofonia (discussões sobre a língua portuguesa). Por fim, as crianças terão três espaços infantis que destacarão a importância da leitura através de diversas atividades lúdicas e divertidas. O objetivo é despertar o gosto pelos livros e incentivar a prática da leitura entre os jovens de todas as idades.


Numeros:

700 mil pesoas é a estimativa de público para os 10 dias do evento
180 mil estudantes estão previstos como visitantes
60 mil metros quadrados é a área total da exposição
4 mil livros serão lançados durante o evento
350 expositores ocuparão o pavilhão
2,2 milhões de exemplares estarão disponíveis ao público


Alguns destaques por dia:
13/08 (sexta): Bram Stoker, sobrinho-neto de Dacre Stoker, o criador do Conde Drácula
14/08 (sábado): Benjamin Moser, biógrafo americano de Clarice Lispector
15/08 (domingo): John Boyne, autor de "O Menino do Pijama Listrado"
16/08 (segunda): Walcyr Carrasco e a influência dos professores na formação
17/08 (terça): Milton Hatoum e Marçal de Aquino falam sobre a Literatura Brasileira no exterior
18/08 (quarta): Homenagem a José Saramago
19/08 (quinta): Escritores falam sobre a influência do Twitter e dos Blogs
20/08 (sexta): Ficção e História na visão de Ruy Castro e Carlos Heitor Cony
21/08 (sábado): Mia Couto e o "Lusotropicalismo"
22/08 (domingo): Laurentino Gomes apresenta o inédito "1822"


O público poderá visitar a Bienal Internacional do Livro em São Paulo de :

13/08 (sexta) a 22/08

(domingo) das 10h00 as 22h00,

no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana).


Telefone: (11) 2226-0400 (11) 2226-0400
Site: http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário