quinta-feira, 30 de abril de 2009
MALA PRONTA
Eliminando os problemas com a bagagemConheça algumas dicas que podem ser bastante valiosas na hora de arrumar a sua mala e embarcar em uma viagem
Martha Stewart
Nos últimos meses venho viajando com uma frequência até excessiva. Com o lançamento de meu novo livro - "Martha Stewart's Cooking School" (Clarkson Potter) - no último mês de outubro, embarquei em uma turnê por diversas cidades americanas que durou semanas. Também realizei várias viagens de negócios: Califórnia, Maine, Irlanda, Polônia e até Islândia.
Por viajar tanto, para tantos lugares diversos e em diferentes tipos de aviões e outros veículos, desenvolvi um estilo funcional e eficaz de fazer malas. Pouco é deixado ao acaso, nada é perdido ou danificado e minhas roupas e outros itens necessários para a viagem geralmente podem ser usados logo que tirados da mala ou da capa porta-terno.
Pequenos truques
Para viagens de dois ou três dias, descobri que normalmente posso me virar com uma mochila ou sacola de mão, uma bolsa de carteiro pequeno e uma mala de rodinhas que cabe no bagageiro interno do avião. Quando vou precisar de muitas trocas de roupa e tenho de despachar bagagem, uso uma mala rígida de alumínio. Também tenho várias capas porta-terno que podem ser carregadas a bordo do avião.
Levo muitas câmeras e equipamentos eletrônicos, e os carregadores e baterias são incômodos de carregar e pesados. Coloco cada carregador em um saco plástico com fecho zip, do tipo que pode ser reutilizado, etiquetado – assim tudo fica bem visível e acessível.
Coloco os itens de maquiagem e cosméticos em diversos nécessaires com zíper, que são então colocados dentro de grandes sacos plásticos com fecho zip. Caso tenha de levar o laptop, este também é colocado na mochila ou sacola de mão, que pode ser facilmente transportada sobre minha mala de rodinhas.
Simplificando na hora de guardar
O que é mais eficaz em meu método de fazer malas é que ele me permite embalar trajes completos em um único cabide. Cada traje é armazenado e dobrado em sacos plásticos, do tipo usado por lavanderias - assim, uma vez que chego a meu destino, simplesmente penduro as roupas e posso usá-las sem a necessidade de repassá-las.
Ao embalar cada conjunto ou traje individualmente consigo imaginar exatamente quais lingeries, sapatos, echarpes e bolsas irei precisar. Embalo os sapatos em sacos de flanela, assim como os cintos e as carteiras. Quando preciso levar um ou dois chapéus na viagem, carrego os mesmos em uma sacola de compras leve – dessa forma eles não ficarão amassados.
Também criei uma lista de itens essenciais que não podem ser esquecidos. Prefiro seguir esta lista para não me esquecer de levar vitaminas, o chá favorito, sacos plásticos sobressalentes, joias, óculos de sol, lentes de contato e solução de limpeza das mesmas, escova de cabelos, cheques, dinheiro e meu passaporte.
Este sistema de fazer malas funciona bem e pode ser facilmente incorporado a sua próxima viagem. Espero que ele seja tão útil para você como é para mim.
Como fazer uma mala para uma viagem de cinco dias
Esta mala tem espaço suficiente para levar roupas para praticamente uma semana. O fundamental é tentar manter tudo embalado separadamente em pacotinhos bem organizados, fazendo uso também dos compartimentos internos.
Suéteres
Para manter a forma de minhas blusas de malharia e suéteres mais volumosos, forro a parte de trás de cada peça com algumas folhas de papel toalha, com a especificação “acid free”, antes de dobrá-las. Estes itens nunca devem ser pendurados em cabides, nem em casa nem em hotéis: isso pode fazer com que as fibras próximas ao ombro fiquem esticadas.
Calçados
Os sapatos geralmente são a carga mais pesada na mala de viagens. Para evitar que os mesmos amassem roupas mais delicadas, coloco-os nas laterais da mala. Cada par é armazenado em um saco para sapados. Encho a ponta dos escarpins e sapatos de festa com papel toalha; as meias vão dentro dos tênis e chinelos.
Conjuntos
Para organizar tanto as malas quanto o vestuário de maneira funcional, planejo o que vou usar com antecedência, pensando também nos sapatos e acessórios que vão com cada roupa. Coloco cada traje completo em um único cabide (a menos que a parte de cima seja um item de malharia) e embalo tudo em plástico.
Acessórios
Além de usá-los para armazenar os pares de sapatos individualmente, uso um saco de flanela também para guardar os cintos, outro para lingeries e outro para as meia-calças. Isso garante que a mala fique bem organizada, mesmo nas raras ocasiões em que a mesma é aberta na alfândega. Os sacos também podem ser colocados nas laterais da mala.
Como embalar um conjunto para viagem
Primeiro passo: pendure a parte de baixo
Primeiramente, você vai precisar de um bom cabide com prendedores. Pendure a calça jeans ou a saia pela cintura.
Segundo passo: pendure a camisa
Pendure a camisa no cabide, cobrindo a peça de baixo. Se possível, abotoe toda a camisa para que a peça e seu colarinho não amassem.
Terceiro passo: dobre e embrulhe
Coloque o traje virado para baixo sobre uma cama ou mesa. Dobre as pernas da calça na altura dos joelhos ou em três partes. Coloque o traje dobrado dentro de um saco plástico, do tipo usado por lavanderias, dobrando as partes excedentes do saco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário