quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A ONDA UNIVERSITÁRIA


Em tempos de emos, coloridos, biebers e não sei mais o que temos a onda do sertanejo universitário, nessa linha mais jovem acredito que é um dos movimentos que mais cresce atualmente. Sertanejo Universitário provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado "universitário".
De origem pantaneira oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco e Vinicius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitarios na capital Campo Grande.

Hoje cantores como Jorge e Mateus , Fernando e Sorocaba, Luan Santana arrastam multidões de fãs enlouquecidas querendo chegar mais perto dos seus ídolos. Antigamente quando uma pessoa falava que ia em um show sertanejo ele era de uma tribo totalmente diferente.

(Jorge Mateus)

Hoje frequentando shows e bastidores descobrimos que o cenário mudou bastante, temos casal, turma de amigos, crianças e até os mais velhos pegam se cantarolando versos como : "...
Passa o dia, passa a noite apaixonado,Coração no peito sofre sem você do lado,Dessa vez tudo é real, nada de fantasia..."

E lembrando que toda essa garotada cantando o sertanejo universitário ao perguntar de onde vem a inspiração todos sempre dizem Zezé e Luciano, Xitão e Chororó somente os grandes clássicos da música sertaneja. Não é porque se juntaram em um corredor de faculdade ou em boteco cantando pra bêbados que não tiveram uma inspiração legal, hoje aquele seu amigo que fica cantarolando nos churrascos pode ser amanhã a grande revelação da musica fica de olho.

Duplas de Sertanejo Universitário

Maria Cecília & Rodolfo
Guilherme & Santiago
Victor & Leo
Luan Santana
César Menotti e Fabiano
João Bosco e Vinícius
João Neto e Frederico
Hugo Pena e Gabriel
Jorge e Mateus
Fernando e Sorocaba
Zé Henrique e Gabriel


(Luan Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário